Home / ART & UWHITE / Vivó Bairro: Um projeto de todos para todos

Vivó Bairro: Um projeto de todos para todos


posted in: ART & UWHITE | 0

Em Aveiro, há um projeto especial que tem tanto de criativo e artístico como de importante e útil para a comunidade:

Vivó Bairro” define-se como um projeto colaborativo construído por residentes, comerciantes e instituições de Aveiro, com o objetivo de promover o bairro histórico como um laboratório de ideias para incentivar, através da valorização do comércio local, o potencial científico, tecnológico e artístico da cidade.

Projeto Vivo Bairro Aveiro

A parceria entre a coletividade A CORDA (Comércio da Rua Direita e Adjacentes) e Universidade de Aveiro (UA), que ao longo de alguns meses uniram esforços, ideias e pessoas – entre diversas instituições, associações, grupos informais e artistas locais – resultou num evento que preencheu dois dias com muita vida e animação, dando à cidade novas cores, formas e movimentos.

Foram cerca de 60 atividades a acontecer ao longo do primeiro fim-de-semana de junho, no bairro histórico de Aveiro, na zona central da cidade (rua de José Rabumba, Praça da República + plataforma Fernando Távora, Rua Direita, Jardim do Museu e praça Marquês de Pombal). Concertos musicais, dança, tertúlias, oficinas, visitas guiadas, atividades desportivas e projeções de filmes, foram algumas das atividades que integraram o programa da iniciativa.

Projeto Vivo Bairro Aveiro

Um destaque especial para a instalação artística de inspiração marítima que vai continuar a decorar as ruas da zona ao longo de todo o verão. Cerca de 500 peixes – de vários materiais, tamanhos e feitios – presos em redes de pesca instaladas no alto dos prédios, suspensos sobre as cabeças de quem passa, fazem do caminho uma experiência divertida, em especial para as crianças.

Projeto Vivo Bairro Aveiro

Há ainda muito para descobrir por entre as ruas, lojas e espaços públicos da zona central da cidade – outrora, dentro da muralha (já desaparecida) – por isso, a ideia passa agora por levar o projeto adiante, projetando e preparando outras iniciativas. O objetivo principal passa sempre por dar mais vida ao bairro, o qual, por força da modernidade, foi perdendo o fulgor de outros tempos.

O projeto “Vivó Bairro” está aberto a todos os que queiram dele fazer parte.

 

Crédito das Fotografias

Mais Artistas