Home / ART & UWHITE / Um projeto único em Portugal e absolutamente inspirador

Um projeto único em Portugal e absolutamente inspirador


posted in: ART & UWHITE | 0

Jardins Efémeros é o nome de um projeto único em Portugal e absolutamente inspirador.

Há seis anos, sempre no mês de julho, a comunidade é envolta num misto de atividades culturais que reúnem artistas nacionais e internacionais e fazem viver, de forma especial, a zona histórica da cidade de Viseu.

 

jardins efemeros

 

Os Jardins Efémeros (JE) constituem um projeto cultural multidisciplinar, com forte componente experimental, que tem como principal objetivo potenciar a relação entre os diversos agentes que “fazem acontecer a cidade”- município, artistas, curadores, investigadores, universidades, associações culturais e sociais, de comércio, turísticas, empresas, museus, cidadãos, escolas e mesmo os seus visitantes.

 

jardins efemeros2

 

São palco espaços icónicos como a Sé de Viseu, a Igreja da Misericórdia, museus, capelas, edifícios públicos, privados e devolutos, jardins, logradouros, praças ou o edificado do centro histórico (casas, lojas e edifícios industriais) permitindo aos visitantes conhecer a cidade através de uma experiência, no mínimo, diferente.

 

Jardins Efémeros 2016 - Sapatilhas pintadas por artistas

 

Durante uma semana, realizam-se concertos, conferências, instalações, exposições, sessões de cinema ao ar livre, mercados de produtos regionais e biológicos, oficinas, entre outras ações que preenchem um vasto programa. A par da beleza, animação, convívio e partilha, pretende promover a reflexão sobre valores como a cidadania ativa e a arquitetura social, potenciando a capacidade crítica e imaginativa.

Este ano, aquela que é a 6ª edição dos Jardins Efémeros, subordinada ao tema TEMPO, decorre de 1 a 10 de julho.

Vale a pena visitar.

 

Créditos das Imagens: Jardins Efémeros

Mais Artistas